Bicarbonato de Sódio e a Máquina de Lavar

Algumas de vocês me perguntaram no post de ontem como é que uso bicarbonato de sódio para lavar a roupa. Bicarbonato de sódio é ótimo pois elimina qualquer odor, além de manter o pH balanceado, neutralizando os ácidos e bases. Honestamente, eu uso bicarbonato de sódio para VÁRIAS coisas em casa, inclusive até para exfoliar o meu rosto :) Bicarbonato de sódio é um pózinho realmente mágico!



É possível fazer seu próprio detergente com bicarbonato de sódio. Tem várias receitas na web, mas ainda não experimentei (está na listinha de "coisas que quero fazer"). Eu uso bicarbonato de sódio de duas maneiras quando lavo roupa:

1) Como tira-manchas. Se tem alguma peça com mancha (pode até ser uma mancha com base gordurosa), é só fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com água (3:1) e aplicar na mancha. Deixo de molho por mais ou menos 1 hora, antes de colocar para lavar. Dica interessante: essa mesma pasta pode ser usada para limpar prata. Legal, né? :)

2) Na máquina, como amaciante, desodorante e para manter o branco mais branco e as cores mais vivas. É só adicionar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio junto ao detergente. Na verdade, eu até diminuo o detergente um pouco (por mais ou menos um 1/3), pois o bicarbonato de sódio dá um boost no detergente.   Adicionar bicarbonato de sódio junto com o detergente é fantástico para neutralizar odores, principalmente de animais e de suor masculino pós-malhação (é tiro e queda!).

Além disso, também uso bicarbonato de sódio como anti-odores:

Marido e eu temos um cesto de roupa suja que fica no banheiro, e como a máquina de lavar roupa fica no porão do prédio, lavar roupa acontece a cada 7-10 dias...De vez em quando, o cheirinho das roupas sujas fica um pouquinho forte demais. Aí dou uma borifada de bicarbonato de sódio no cesto, que o odor vai embora :)

Esse truque também funciona no lixo da cozinha. Toda vez que tiro o lixo e coloco um saco novo no cesto, jogo um pouquinho de bicarbonato de sódio dentro do saco plástico, para absorver futuros odores que possam vir dali...

Labels: , ,